Nossa Equipe

Regina Shudo

Regina Shudo

– Pedagoga e pós-graduada em Metodologia de Ensino pela Universidade Estadual de Maringá, com experiência na área educacional há mais de 35 anos. Diretora da Amaná Educacional. Foi professora, coordenadora e diretora de instituições de ensino e docente em Universidades. Atualmente dedica-se ao trabalho de consultoria para redes de ensino, atua como palestrante em congressos nacionais e internacionais e produz livros didáticos na área da educação infantil e alfabetização.

 

TEMAS

– Educação infantil: os desafios da universalização

– A base nacional comum curricular da educação infantil: uma reflexão necessária

– Brincadeira e interação como eixos fundamentais da educação infantil

– Aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos

– A formação dos profissionais de educação infantil

– A importância do brincar na educação infantil

– Reconstruindo e reinventando tempos e espaços na educação infantil

– Planejamento das ações educativas na educação infantil

– Avaliação na educação infantil: observação e intervenção pedagógica

– Aproximação da família na escola – um vínculo necessário

– O brincar e a natureza

– Desenvolvimento das competências socioemocionais na educação infantil e ensino fundamental

– A linguagem oral e a aproximação da linguagem escrita na educação infantil – povoando a mente infantil com a inserção de contos, músicas e brincadeiras

–  Contação de histórias da tradição oral

– A exploração do meio natural na educação infantil: despertando a curiosidade da criança

– O vínculo afetivo na primeira infância: interação professor-criança, família-criança, criança-criança

– Desligue o celular e a televisão e brinque mais

– O movimento corporal na educação infantil

– Oficina de brinquedos e brincadeiras

– Os campos de experiências e as práticas educativas

–  A base nacional comum curricular e a melhoria do desempenho escolar

– Itinerários possíveis para implementação de melhorias na qualidade social da educação

– A formação de leitores competentes: um caminho possível para melhorar o desempenho escolar

–  A gestão da sala de aula: alunos mais aprendentes

– Como promover a aprendizagem e melhorar o desempenho escolar

– Desenvolvimento das competências socioemocionais no ensino fundamental de acordo com a BNCC

– Os profissionais da educação e o encantamento pelo ato de educar



Scroll Up