Amaná na Mídia

A escuta da Infância – Sempre é tempo de aprender

A escuta da Infância – Sempre é tempo de aprender

No dia a dia escolar o educador em contato com a criança consegue perceber nuances do ambiente familiar em que ele está inserido. Este conhecimento prévio é um bom norteador para as ações que serão direcionadas aos responsáveis das crianças.

O currículo escolar neste momento não deve ser uma preocupação. Nosso empenho está em assegurar a criança, afeto e proteção. Os educadores precisam manter o contato as famílias, esta é a oportunidade de unir forças, pais, responsáveis, escola, conselho tutelar, CRAS, toda a rede de proteção a infância, gerando uma intersetorialidade orgânica.

Agora os pais assumem o papel do educador, e isto não isenta o a escola de exercer sua função, que pode ser por meio de um áudio para a criança se sentir lembrada, de sugestões de atividades que permitam interações família-criança, estimulando a responsividade parental, um resgate a infância destes cuidadores, garantir que mesmo neste novo contexto a criança possa construir novos aprendizados. Precisamos continuar olhando para esta crianças, porque daqui a pouco elas estarão novamente sob nossos cuidados.

Esta live na íntegra também pode ser acessada na página do facebook do Congresso Brincar, foi gravada no dia 18/04 com os professores Regina Shudo, Israel Bonieck e  Vicente Falcão.

Clique no link para assistir o vídeo na íntegra em nosso canal no Youtube: Assistir



Scroll Up