Amaná na Mídia

A Neurociência na Educação. Ensinar e Aprender com Emoção

A Neurociência na Educação. Ensinar e Aprender com Emoção

Neste encontro no Diálogos Educação em Foco Jane Haddad e Regina Shudo recebem Nino Paixão – José Meciano Filho, para juntos dialogarem sobre A Neurociência na Educação. Ensinar e Aprender com Emoção.

O professor Nino Paixão inicia sua fala definindo EMOÇÃO : mover para fora. Nossas emoções, algo de dentro de nós que precisa vir a fora. Expressar sentimentos e emoções nos ajudam a elaborar cada uma delas. Para lidar com as emoções em sala de aula é preciso aprender a lidar com elas em qualquer situação.

Novas configurações de tempo e espaço pedem novas estratégias de convívio, antes de voltarmos as salas de aula, podemos usar nossos lares para treinarmos a nossa escutatória, permitindo que cada um traga a tona suas emoções e sentimentos, inclusive nós mesmos. Para quando voltarmos as escolas não voltemos com todos os sentimentos e emoções estancados, pois quando não permitimos que os sentimentos tomem seu caminho de sair para fora eles nos adoecem por dentro. Parafraseando Freud, emoção que não põe para fora enterra-se viva, e tudo que se enterra vivo, um dia volta.

Quando voltarmos as salas de aula, antes de trabalhar conteúdos, vamos ter que lidar com as emoções dos nossos colegas de trabalho e dos alunos.

 



Scroll Up