Amaná na Mídia

Diálogos. Educação em Foco. O Compromisso Social e Educacional no Combate ao Racismo

Diálogos. Educação em Foco. O Compromisso Social e Educacional no Combate ao Racismo

Neste Diálogo Educação em Foco as professoras Jane Haddad e Regina Shudo recebem o professor de história, filosofo, graduando em direito e ativista do movimento negro Evandro Sousa. Na semana da consciência negra, propositalmente os três professores debatem o Compromisso Educacional no Combate ao Racismo.

Evandro destaca a importância da negritude ser discutida já na educação infantil. É preciso que as crianças construam sua identidade, antes de serem alcançadas pelo racismo. Falar dos valores, histórias, heranças, e origem do povo preto diariamente, conduz ao empoderamento, aceitação e identificação. Então, é responsabilidade de cada educador o compromisso contra o racismo e a igualdade. Faz-se necessário construir métodos e ferramentas para uma pauta inclusiva e democrática em sala de aula cotidianamente.

As falas de cada etnia precisa ser devolvida a quem possui a vivência da história. As escolas ainda contam a história de um único lugar de fala, os registros repassados em sala de aula, ainda partem de apenas único ponto de vista. Dar voz as diversas vivências enriquece as histórias, humaniza e educa verdadeiramente.

O politicamente correto é uma forma de correção ética, mais precisa ser construído de forma plural respeitando toda diversidade. Assim se faz uma educação democrática. Evandro ainda apresenta uma sugestão de como se fazer esta educação democrática, uma das possibilidade é ouvir os intelectuais negros e levar os conteúdos construídos para serem debatidos na sala de aula. A professora Regina Shudo catalogou diversos contos africanos para trabalhar a cultura africana na educação infantil. Existem possibilidades, só é preciso direcionar o olhar, assumir o compromisso. Existem muitas histórias dentro da história do Brasil, é preciso que elas sejam resgatadas e recebam também o seu lugar o seu valor.

 

 



Scroll Up