Amaná na Mídia

Diálogos  Educação em Foco Política Nacional de Educação Especial

Diálogos Educação em Foco Política Nacional de Educação Especial

Neste Diálogos Educação em Foco Jane Haddad e Regina Shudo recebem Sebastião Mendes de Oliveira para discutir a Política Nacional de Educação Especial. Muito além da formação acadêmica Sebastião ou Tião como ele mesmo se autodenomina, tem conhecimento prático, pois precisou enfrentar por si mesmo os desafios de uma educação exclusiva. Sebastião Mendes contou com a força de sua mãe que mesmo sem nenhuma ferramenta legal, lutou pelo direito do filho em frequentar a escola regular, não mediu esforços para garantir seu acesso as salas de aula.

Hoje ele é formado em Direito, Pós Graduado em Psicopedagogia, Docência do ensino Superior, Gestão do Meio Ambiente e Saúde Pública, Direito Empresarial, é Delegado Estadual na Primeira Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Belo Horizonte, Delegado Nacional Representante da Região Norte de Minas Gerais na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Brasília, Presidente da Comissão do Direito da Pessoa com necessidade Especial da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Montes Claros da OAB de Minas Gerais. Professor Universitário na Faculdade Pró Minas, Palestrante, defensor de políticas publicas nacionais em prol da Educação inclusiva.

Nesta conversa Jane, Regina e Sebastião debatem a importância da busca pela equidade em todas as esferas da Educação, habilitar crianças e jovens para os enfrentamentos da vida adulta, demanda um olhar para cada indivíduo, pois todos possuem peculiaridades, é preciso um olhar de acolhimento para extrair o melhor que cada um tem a oferecer, e então construir oportunidades que gerem inclusão, empoderamento. A Educação precisa ser única respeitando as diferenças, sejam elas físicas, emocionais ou cognitivas.

 

https://youtu.be/1bRDNmJyku8



Scroll Up