Amaná na Mídia

Educação em Foco – A Organização Familiar em Tempos de Distanciamento Social

Educação em Foco – A Organização Familiar em Tempos de Distanciamento Social

Em momento de isolamento social família e escola se esforçam para criar, reforçar e estreitar o elo família-escola, no sentido de garantir o processo de aprendizagem dos filhos-alunos. O presidente da UNDIME-ES Vilmar Britto, recebe Regina Shudo para um momento de orientação as famílias, trazendo luz aos novos desafios encontrados pela escolha e famílias.

As famílias tem gerado um grande esforço no compartilhamento do papel de educador com as escolas. É preciso lembrar que a dinâmica familiar também foi modificada, pais tendo que administrar home-office, casa, familiares. Pais, responsáveis, crianças e jovens tendo que lidar com a necessidade de estar em casa, com as interações sociais limitadas. A situação é completamente inusitada. E pai não é pedagogo. Por isso é fundamental a cooperação entre todos os atores sociais para o cuidado, a educação, a proteção, o acolhimento das nossas crianças. O compromisso  neste momento é com a criação de projetos humanizadores, para gerarmos cidadãos comprometidos com o bem comum. O envolvimento e compartilhamento das atividades diárias em casa oportunizam experiências educacionais, desenvolvimento cognitivo e emocional, além de estimular as aprendizagens das crianças.

O papel da escola então é promover um cuidado parental responsivo e manter-se disponível, porque a escola está fechada, mais a educação não parou. Assista ao vídeo completo, compartilhe com pais e professores.

Acompanhe a Regina Shudo em suas redes sociais para não perder as próximas programações.

 

 



Scroll Up