Downloads

Home / Download

Prezados Educadores, Pais e Responsáveis por crianças,

Em meio ao avanço dos casos do novo coronavírus, classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia, diversos países adotaram medidas extremas para lidar com a situação, entre elas o cancelamento de grandes eventos, aulas em escolas e universidades, a orientação é para que as pessoas evitem aglomerações ou até mesmo proximidade entre si.

Com pais, adolescentes e crianças juntos por muito mais tempo que o costumeiro, é preciso repensar o convívio. Conciliar trabalho e família, em casa, tornou-se o desafio diário. Nós acreditamos que com um pouco de esforço e colaboração este momento pode ser uma grande oportunidade de estreitar laços. São os grandes desafios que nos fazem crescer, inovar, construir.

As crianças que estão na educação infantil (4 meses a 5 anos e 11 meses) demandam de atenção especial, é importante manter a rotina com horário para acordar, se alimentar, brincar, fazer higiene, realizar atividades de vivências e experiências, bem como momentos de ócio, onde as crianças possam escolher o que fazer. Muito tempo diante da televisão e smartfones, gera sedentarismo, ela precisam se movimentar. Lembre-se as crianças são como esponjas, assistir noticiários sobre a pandemia o tempo todo, não é saudável para ninguém, e elas absorverão o medo e preocupação do ambiente.

É oportuno que os adultos dialoguem com as crianças sobre a situação, explicar que o momento pede isolamento social, que não é férias, a importância de todos ficarem em casa evitando aglomerações, ajudá-las a lidar a saudades dos avós, dos coleguinhas, da escola, faze-las perceber e identificar os sentimentos, dar ferramentas para lidar com eles. As crianças precisam saber que o momento é difícil e que todos nós precisamos ter serenidade, leveza, paciência, esperança.

A situação é bastante complicada, todos se perguntam: O que fazer com as crianças em casa? Como lidar com esse momento?

Não temos nenhuma receita mágica, afinal, todos fomos surpreendidos com o coronavírus. Mas, queremos fazer nossa parte para que possamos sair deste momento mais fortes, como pessoas, família e sociedade. Para isso estamos disponibilizando algumas sugestões de vivências e experiências para que os adultos possam desenvolver com as crianças pequenas. Eu e Michele Sallum, alguns anos atrás, desenvolvemos um livro chamado Brincarte, o livro é um convite a interação, com dicas de brincadeiras, resgate de parlendas e cantigas, com espaços para desenhar, rabiscar, criar. Para que as vivências não sejam somente no papel, o livro Brincarte sugere alguns exemplos de catingas de roda, desenvolvimento e contação de histórias. É um estímulo ao fortalecimento das relações entre a família. Famílias fortes geram indivíduos, seguros, responsáveis, comprometidos. São esses cidadãos que construirão um futuro brilhante.

Para receber o livro entre em contato com nossa equipe pelo e-mail amanaeducacional@gmail.com ou pelo watts 041-99161-5070.

Você poderá baixar do site da Amaná Educacional outros materiais também. Como as histórias de Duda Encanta, uma amiga de 9 anos, que com amor, gravou algumas histórias para divertir as crianças.

Também, resgatamos algumas brincadeiras tradicionais que os adultos podem brincar com as crianças.

Durante a quarentena, disponibilizaremos vários materiais que irão auxiliar aos pais, responsáveis e professores.

Tenho certeza que tudo vai passar, esse tempo de incertezas nos tornará mais fortes e próximos do outro.

Com carinho,
Regina Shudo
Educadora Infantil e Palestrante

Acompanhe também a Amaná Educacional nas redes sociais, lá você vai encontrar dicas que contribuem para a Educação Infantil, venha dialogar conosco.

Scroll Up